Lugar livre de paredes, mentiras, trapaças, professauros e afins.... Aqui posto algumas particularidades relacionadas a minha curta experiência lecionando aqui no Mato Grosso do Sul, Estado que amei desde o início.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Projeto UMA "VIAGEM" NA AULA DE HISTÓRIA É DESTAQUE NO SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO
Clique no link abaixo para saber mais:
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=125168&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
O Projeto Uma “viagem” na aula de História leva alunos da Escola Estadual Antonio Pinto Pereira de Jardim, fazerem passeio por pontos históricos da Retirada da Laguna e também alguns atrativos históricos regionais....
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
1º Encontro das STEs
Dessa forma é que foi apresentado o projeto Uma "Viagem" na aula de História, no que concerne à viagem feita com o professor e os alunos do 3º "A" matutino da EE A.P.P. para a cidade de Aquidauana ( 9ª BE Cmb).
Vale lembrar que o Projeto irá desenvolver mais uma viagem neste dia 04/11, agora para as cidades de Bela Vista e Antonio João. Tendo parceria com o 10º BC Mec, os alunos poderão conheçer e interagir com alguns dos pontos históricos da Retirada da Laguna(Guerra do Paraguai)em ambas as cidades.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
2º Olimpiadas de História
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Origem dos termos: Pinga e Aguardente


Você sabia?
Momento Manguaça Cultural
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).
Não basta somente beber, tem que conhecer!